Região

Descoberto desvio de contas bancárias da prefeitura de São Martinho da Serra

Deni Zolin


Foto: Facebook (Reprodução)
No Facebook, prefeitura publicou comunicado informando sobre os desvios de dinheiro

O desvio de dinheiro de contas da prefeitura de São Martinho da Serra deixou a cidade de 3,5 mil habitantes em polvorosa. Segundo o Executivo, o suspeito de fazer as transferências é um funcionário concursado da prefeitura que tinha total confiança de seus colegas e também do prefeito, Gilson de Almeida (PP). Segundo Almeida, a fraude foi descoberta porque o Banco do Brasil em Santa Maria percebeu movimentações bancárias suspeitas. Eram várias transferências bancárias das contas da prefeitura para a conta do próprio funcionário. Na quinta-feira, o banco informou a prefeitura, que pediu o bloqueio das senhas das contas do município no Banco do Brasil e no Banrisul para evitar novas movimentações. O valor desviado deve ser contabilizado nesta segunda-feira. A prefeitura divulgou uma nota oficial em seu perfil no Facebook em que diz que "trabalhará de forma incansável para apurar o ocorrido".

- Suspeitamos que ele tenha começado os desvios em novembro e que tenha forjado pagamentos a fornecedores, pois eram valores quebrados e o balanço da contabilidade sempre fechava - afirmou o prefeito, por telefone, na tarde deste domingo.

UFSM abre processo seletivo para professores com salários de quase R$ 20 mil

Segundo Almeida, o servidor suspeito foi afastado na sexta-feira. Ao comunicar o fato à Câmara de Vereadores, que fiscaliza as contas do município, os vereadores ficaram surpresos, pois também confiavam nesse funcionário suspeito, que é bastante conhecido na cidade, diz o prefeito. Segundo Almeida, o funcionário não apresentou nenhum comportamento estranho e nenhum sinal de enriquecimento, pois não se tem notícia de que teria comprado nenhum imóvel ou veículo novo recentemente.

Almeida diz que vai contratar uma auditoria para avaliar todas as movimentações e os balanços. Para evitar mais problemas, a prefeitura também comunicou sobre o caso a vários órgãos públicos, como Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

- Queremos um trabalho técnico para dar total transparência - disse o prefeito, que não divulgou o nome do servidor suspeito.

A prefeitura pedirá depois o ressarcimento dos valores desviados.

A NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE SÃO MARTINHO DA SERRA

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Martinho da Serra registra primeiro óbito associado à Covid-19

Próximo

Comunidade de São Martinho da Serra volta a se mobilizar pelo asfaltamento da ERS-516